Páginas

Tecidos

                           Tecido Conjuntivo
Você sabe descrever o porque da pele ser um órgão e não um tecido?
A pele é formada pela epiderme(tecido epitelial) e pela derme(tecido conjuntivo).E um órgão é justamente isto:a união de tecidos que desempenham funções diferentes.O tecido conjuntivo possui um material entre as células,a substância intercelular,que colabora em suas atividades.Há vários tipos de tecido conjuntivo e em cada um deles,a substância intercelular e as células assumem funções diferentes.
Na derme,por exemplo,existe um tipo de tecido conjuntivo,chamado de tecido conjuntivo propriamente dito,que contém uma substância intercelular gelatinosa e fios microscópicos de proteínas que dão resistência e elasticidade à pele - as fibras.
As fibras encontradas em maior quantidade no tecido conjuntivo são as fibras colágenas,feitas de uma proteína,o colágeno.Elas são muito resistentes á tração.O tendão,por exemplo,que liga os músculos aos ossos,possui muitas fibras elásticas,feitas da proteína elastina.Como o nome indica,essas fibras têm bastante elasticidade.


        Tecido Epitelial

O tecido epitelial é formado por células bem unidas e com pouca substância intercelular.Ele está presente na pele e também forra a cavidade de órgãos como estômago,coração, brônquios,etc.Funciona como uma barreira contra agentes estranhos que podem invadir o corpo e nos deixar doentes(vírus,bactérias,fungos,por exemplo).
   O tecido epitelial que se encontra na pele,é chamado de epiderme.Além de proteger o corpo contra os organismos invasores,a epiderme o defende da ação de certos produtos químicos,e também do atrito e do Sol.A epiderme impede, ainda,que o corpo perca um volume excessivo de água.Células epiteliais da camada mais externa produzem uma substância impermeável,a queratina.Os cabelos,os pelos e as unhas também são compostos de queratina.Na pele encontram-se as glândulas sudoríferas,que produzem o suor,e as glândulas sebáceas,que produzem as substâncias que lubrificam a pele e os pelos.Essas glândulas são formadas também por um tipo de tecido epitelial.Nesses casos,as células se especializaram em produzir substâncias importantes para o corpo,as secreções.
   Existem outras glândulas no corpo:as glândulas mamárias,as lacrimais,as salivares,a hipófise,a tireoide,etc.Em todas elas existem células epiteliais encarregadas da produção de substancias importantes para o organismo,como leite,lágrimas,saliva,enzimas e hormônios.Produzir secreções é,portanto,mais uma função do tecido epitelial.
   O tecido epitelial pode ter ainda outras funções:o que forra o intestino,por exemplo,absorve substâncias resultantes da digestão de alimentos e os lança no sangue.Já o que forra as vias respiratórias(traqueia, brônquios, bronquíolos)produz uma substancia pegajosa(chamada de muco),na qual ficam grudadas as partículas da poeira e os germes que entram no corpo com o ar.Depois,o muco é varrido para fora do organismo por pequenos fios,os cílios,encontrados em outras células. 

             Tecido Muscular

   As células do tecido muscular são capazes de se contrair e,assim,diminuir de tamanho.São essas contrações que geram os movimentos do corpo.Existem 3 tipos de tecido muscular em nosso corpo;o tecido muscular estriado esquelético forma os músculos presos aos ossos,os músculos esqueléticos.O músculo e suas células são também envolvidos por tecido conjuntivo e tecido adiposo.
   Por serem alongadas,as células musculares costumam ser denominadas fibras musculares ou miócitos.Vistas ao microscópio,elas apresentam listras ou estrias transversais.Vem daí o termo estriado para denominar esse tecido.
   Esses músculos podem ser controlados por nossa vontade.Isso quer dizer que podemos,conscientemente,controlar a sua contração.Se quisermos,podemos dobrar o braço para apanhar um objeto,mover a perna para chutar uma bola,girar o pescoço para o lado,etc.Por isso,dizemos que os músculos esqueléticos são voluntários ou têm contração voluntária.
   Os músculos esqueléticos são encontrados também na face,na língua,no abdome e no diafragma,o músculo que ajuda o ar a entrar e sair dos pulmões.
   O tecido muscular não estriado é formado por células alongadas(as fibras) e afinadas nas pontas.Ele se encontra em diversos órgãos ocos do nosso corpo:o tubo digestório,a bexiga,a traqueia e os brônquios,o útero,e também as artérias e veias.
   Esse músculo é involuntário,ou seja,sua contração não pode ser controlada por nossa vontade.São os músculos lisos do estômago e intestino que se contraem quando se ocorrem as cólicas intestinais,quando você ouve o estômago "roncar" de fome e também enquanto o alimento é impulsionado ao longo do tubo digestório.Mas,na maior parte do tempo,não nos damos conta do trabalho desses músculos.
   Há também o tecido muscular estriado cardíaco,que é encontrado no coração,onde suas contrações têm a função de impulsionar o sangue para o corpo.Trata-se de um músculo involuntário e,ao microscópio,podem ser observadas listras em suas células.

              Tecido Nervoso

Imagine tudo o que ocorre em seu organismo quando você escuta algo do tipo:"O jantar está na mesa!".O sistema nervoso recebe uma mensagem do órgão auditivo,analisa essa informação e comando uma série de movimentos em seu corpo.
   Tudo isso é feito pelo sistema nervoso.As mensagens são conduzidas por células nervosas,também chamadas de neurônios,que são as principais células deste tecido(há também outras células,encarregadas de nutrir e proteger os neurônios).
   Há uma região no neurônio - o corpo celular - onde se localizam o núcleo e boa parte do citoplasma.Do corpo celular saem dois tipos de prolongamentos:os dendritos e o axônio.
   O sistema nervoso tem uma organização impressionante:são cerca de 100 bilhões de neurônios,cada qual recebendo mensagens de milhares de outras dendritos ou pelo corpo celular(alguns neurônios do cérebro chegam a ter 50 mil dendritos).A mensagem pode seguir então para outras milhares de neurônios ou para um músculo ou uma glândula.Essas mensagens,chamadas de impulsos nervosos,fazem então o músculo contrair ou uma glândula eliminar secreções. 

Um comentário: